Ontem, dia 10 de setembro de 2017  perdemos Len Wein, roteirista de vários títulos, e com criações marcantes nas duas maiores editoras: Monstro do Pântano (DC) e Wolverine (Marvel).

A paixão de Len Wein por quadrinhos começou aos 7 anos, após seu pai lhe dar vários exemplares enquanto esteve hospitalizado. Após ser encorajado na adolescência por um professor e trabalhar com diversos Fanzines, buscou trabalho na DC Comics por um tempo até ter a chance em 1968 em uma história de Jovens Titãs como Freelancer, colaborando posteriormente para outros títulos da editora, no gênero terror e ficção.
Em 1970 tem sua primeira história publicada na Marvel em Demolidor, trabalhando posteriormente com Quarteto Fantástico, O Incrível Hulk e Homem Aranha.

Continuando com seu trabalho na DC e em 1973 ao lado de  Bernie Wrightson criam O Monstro do Pântano, sua maior obra dentro da editora e um dos personagens mais icônicos no gênero de mistério/misticismo em todos os quadrinhos. No ano seguinte, cria junto a John Romita Sr. e Herb Trimpe sua obra mais conhecida mundialmente, pela editora Marvel: o mutante canadense conhecido como Wolverine (INCREDIBLE HULK #181-182). Na DC ainda trabalhou com vários títulos importantes como Supergirl, Liga da Justiça, Batman, Superman e Lanterna Verde, dentre outros, além de ter sido o editor de Watchmen e roteirista em Before Watchmen na história de Ozzymandias. Trabalhou na Disney tanto na divisão de HQs como em animações ( Ben 10 e Marvel Super Heroes Squad).

Marvel fez uma declaração sobre seu falecimento:

“Estamos profundamente entristecidos ao ouvir sobre a morte de Len Wein e enviamos nossas mais profundas condolências a seus amigos e familiares. As contribuições de Len para o Marvel Universe como escritor, editor e membro da família Marvel nunca serão esquecidas. Ele fará falta.”

DC também prestou sua homenagem:

 

“DC lamenta a morte de @LenWein, querido amigo e contribuinte de longa data. Nossas condolências para sua família e amigos”.

Vários autores da industrias manifestaram suas reações a morte do artista.

“Um dos melhores escritores da indústria.
Um dos melhores editores da indústria.
Uma das melhores pessoas da indústria.
Rip @Lenwein”

“Extremamente triste por saber da morte de Len Wein. Escritor incrível, pessoa incrível. Obrigado Len por tudo o que você nos deu. DESCANSE EM PAZ”

“A mídia que me segue, Len wein criou muito MAIS 1 do que 1personagens MAIS AMADOS de todos os tempos antes do seu tempo. Honre-o de acordo”.

“Eu acabei de saber que meu amigo e inspiração de redação @LenWein faleceu esta manhã. Meu amor e minhas condolências para sua esposa, @mcvalada …”

“RIP o grande #LenWein. Ele co-criou Wolverine & Swamp Thing, que me deu vida como escritor e prazer infinito como leitor”.

“Acabei de saber. RIP Len Wein. Lamento tanto ouvir isso. Um excelente escritor e um amigo melhor. Nós vamos sentir muita falta de você.”

Wein foi introduzido ao Hall da Fama dos Quadrinhos em 2008.

Texto por: Malk Vieira Araujo

%d blogueiros gostam disto: