Nos últimos dias, o desenhista Ardian Syaf se envolveu em uma polêmica ao colocar mensagens fundamentalistas em suas artes na revista X-Men Gold.

Leia: Leitores acusam desenhista da Marvel de fazer propaganda fundamentalistaMarvel responde as criticas e promete punir desenhista/Ardian Syaf se defende

Hoje o caso finalmente teve desfecho, com a Marvel Comics rompendo de “forma imediata” o contrato com o desenhista que era o principal de X-Men Gold.

Com o título sendo quinzenal as edições #2 e #3 ainda terão a arte de Ardian, pois já foram pra impressão. As edições #4, #5 e #6 serão desenhadas por R.B Silva e as edições #7 e #8 serão desenhas por Ken Lashley. O plano original era que Aidan fosse o artista principal do título, com Silva e Lashley sendo rotativos.

A Marvel soltou um comunicado para o site CBR:

“A Marvel terminou imediatamente o contrato com Ardian Syaf. X-Men Gold #2 e #3 com sua arte já foram enviadas para a impressão e continuarão a serem quinzenais. As edições #4, #5 e #6 serão desenhadas por R.B Silva e as edições #7, #8 e #9 serão desenhadas por Ken Lashley. Um substituto permanente para o artista será designado nas próximas semanas.”

Toda essa confusão gerada por Ardian causou uma grande preocupação entre os artistas da Indonésia, seu país de origem. A comunidade agora teme que por causa dele contratos possam ser congelados ou que fiquem mais difíceis de serem fechados, ou que a partir de agora todos passem a serem vistos como anti-semitas/anti-cristãos.

No dia anterior ao comunicado da Marvel, o próprio Ardian havia se manifestado sobre todo o acontecido via um post em seu Facebook que, agora após o comunicado da Marvel, já dava a entender que a decisão da empresa já tinha sido tomada.

Olá mundos…

Minha carreira acabou.

É consequência do que eu fiz, e aceito isso.

Por favor sem mais zombaria, debates, sem mais ódio. Quero todos em paz.

Nessa última chance, eu quero dizer o verdadeiro significado dos números 212 e QS 5:51.

É o número da JUSTIÇA. É o número do AMOR. Meu amor ao Sagrado Alcorão… Meu amor ao último profeta, o Mensageiro…. Meu amor à Alá, o Único Deus.

Minhas desculpas por todo o barulho. Adeus, que Deus abençoe à todos. Eu amo todos vocês

-Ardian Syaf-

%d blogueiros gostam disto: