Apesar de ser um dos vilões mais impactantes na vida de Tony Stark, o Homem de Ferro, Obadiah Stane é conhecido por muitos apenas pelo primeiro filme do universo cinematográfico da Marvel, Iron Man, de 2008. Grande parte não sabe, mas ele foi um dos responsáveis pela pior crise alcoólica de Stark nos quadrinhos!

Denny O'Neil, criador do Monge de Ferro e conhecido principalmente por redefinir o Batman nos anos 70.

Denny O’Neil, criador do Obadiah e escritor da fase.

Contextualizando: Pepper Potts e Happy Hogan já haviam se casado cerca de 50 edições atrás. A fase começa em torno de 30 números após “O Demônio da Garrafa”, história mais conhecida quando o assunto é o alcoolismo do Stark. David Michelinie não era mais escritor do título(mas retornaria futuramente), cargo agora ocupado por Dennis O’Neil.


 

Vencendo a qualquer custo

Obadiah Stane: órfão de mãe e filho de um apostador arraigado. Seu pai o prometia que a vida iria melhorar com o dinheiro ganho em jogos e para provar que estava numa maré de sorte interminável, fez ao menino uma demonstração real de Roleta Russa. Perdeu.stanepai

O impacto da morte do pai fez com que, aos 8 anos, Obadiah já fosse completamente calvo. Por várias noites, durante o resto de sua vida, Stane escutava o barulho do disparo… mas não se lamentava! Aquilo o ensinou uma lição que nunca mais esqueceria: a vida é um jogo de altas apostas!

rufferstane

O fato de ser calvo já aos 8 anos fez com que Stane sofresse chacota de outras crianças, o levando a ser um menino introvertido e apaixonado por jogos de estratégia, principalmente o Xadrez. Odiava tanto a derrota que, para desabilitar o oponente do final do torneio de Xadrez no fundamental, matou o cachorro dele. Já adulto, Obadiah tornou-se chefe de uma firma mexendo com as emoções de seu chefe, que acreditou ter sido traído por sua esposa depois de Stane o entregar provas forjadas. Foi assim que avançou na carreira: encontrando e criando meios de passar por cima de todos os seus inimigos. Nunca perdia, era invencível! Aos 32, decidiu ir atrás do dono de uma das maiores empresas do mundo: a Stark Internacional!


STARKNE INTERNATIONAL Inc.

Ilustração por Luke McDonnell, co-criador de Obadiah.

Ilustração por Luke McDonnell, co-criador de Obadiah Stane.

Stane atacou as indústrias Stark de todos os modos possíveis: infiltrando pessoas na empresa, hipnotizando funcionários e donos de corporações concorrentes e, principalmente, atacando o próprio Tony. Tentou matá-lo enviando guarda-costas equipados chamados de Homens-Xadrez, mas a peça mais importante desse tabuleiro, a Rainha, foi uma das paixões de Stark: Indries Moomji. A mulher, que trabalhava pro Obadiah, desprezou o amor de Anthony e o humilhou, ao dizer que o sentimento que tinha por ele vinha do seu saldo bancário. Isso definiu sua volta ao alcoolismo.

O problema de Stark o impossibilitou de usar a armadura e muito menos de dirigir a empresa. Não demorou muito até que Stane tomasse a Stark Internacional para si, transformando-a na Stane Internacional. Muitos funcionários fieis ao antigo chefe se demitiram, e Rhodes passou a ser o novo Homem de Ferro.


O invencível é derrotado

Tony Stark já não mantinha mais o título de Invencível Homem de Ferro: havia se submetido as piores coisas que um indivíduo passa morando nas ruas, e só após quase morrer no frio do inverno nova-iorquino e ser internado, decide parar de beber, mas não pretendia voltar a usar a armadura, pois pensava que ela o faria voltar ao álcool. Ele só voltou a lutar novamente(num traje muito rudimentar) para deter James Rhodes, que se tornou um indivíduo paranoico e por vezes cruel, efeitos decorrentes do uso do capacete feitos para outros padrões mentais- os de Tony.

Centurião Prateado e Monge de ferro

Tony e Rhodes fizeram as pazes, mas nem um deles gostava das lembranças que a armadura trazia, mas Stane, achando que o Homem de Ferro ainda era um incômodo, decidiu pôr fim ao homem dentro dessa concha: explodiu a Circuitos Maximus, uma pequena empresa de eletrônica que marcava um reinício para Tony Stark. Um cientista e amigo dele- Morley Erwin- morreu no ataque. Rhodey e a outra pesquisadora do local- Clytemnestra Erwin- saíram feridos. Além disso, vários amigos de Stark foram sequestrados, como Pepper Hogan Potts e Bethany Cabe. Anthony então teve que usar um novo traje, feito para o Rhodes, que é conhecido como Centurião Prateado!

Stane também havia se preparado, e, à partir de anotações pegas do Stark, ele e seus cientistas desenvolveram uma armadura maior e mais imponente, chamada Monge de Ferro!

Stark e Stane lutaram. Stane sempre vencia a qualquer custo. Stark era o Invencível Homem de Ferro. O Monge de Ferro perdeu: isso era inaceitável! Obadiah admitiu a superioridade de Tony, mas, assim como seu pai, queria privar o gosto de sua derrota a todos!

mortestane

Assim como seu pai, para Stane perder era sinônimo de morte!

Stane morreu, porém sua passagem pela vida de Stark teve consequências duradouras. Mas afinal, recapitulando o título, se Obadiah foi o segundo a derrotar o Homem de Ferro, quem foi o primeiro?Imagem_proc_proc

%d blogueiros gostam disto: