Em Junho deste ano, foram completados 25 anos do lançamento da HQ de casamento entre Scott Summers (Ciclope) & Jean Grey (Fênix) e com o lançamento da nova e última edição do 5º volume de Uncanny X-Men, tivemos um grande momento entre os dois personagens, que são uns dos casais mais conhecidos dos quadrinhos da Marvel. Confira então a história completa dos dois, até os dias atuais.Jean Elaine Grey é filha mais nova do Professor John Grey e Elaine Grey. Aos dez anos de idade, sua melhor amiga Annie Richardson foi atropelada por um carro desgovernado enquanto brincavam juntas em frente a sua residência. O trauma do momento e a emoção que Jean sentiu naquele momento acabou por despertar seus poderes mutantes, fazendo com que ela entrasse na mente da amiga e sentir tudo o que a mesma sentia em seus momentos finais. Aos 11 anos, Jean que agora vivia isolada devido ao trauma e por não conseguir controlar seus poderes, conheceu o Professor Charles Xavier, que a ensinou lidar com seus poderes. Sendo então a primeira aluna do Professor Xavier.

Scott Summers é o filho mais velho do Major Christopher Summers (aka Corsário) e Katherine Ann. Quando Scott e Alex eram crianças e estavam voando para casa no avião de seu pai, uma nave do Império Shi’ar surgiu de repente e incendiou o avião. Katherine empurrou Scott e Alex para fora do avião com o único paraquedas disponível. O paraquedas acabou pegando fogo, então Scott naquele momento despertou seus poderes mutantes e usou suas rajadas ópticas para desacelerar a sua queda. A queda fez com que Scott sofresse uma lesão na cabeça ao pousar, o que o tornou incapaz de controlar seus poderes e então foi separado de seu irmão e mandado para um orfanato, posteriormente chamando a atenção do Professor Xavier pelos seus poderes e então se tornando o primeiro membro dos X-Men.

Antes de se juntar aos X-Men, durante uma sessão de treinamento em particular entre Jean e o Professor, um aspecto da mente da jovem Jean surgiu sob a forma de uma Fênix de Fogo para tocar a mente do jovem órfão Scott Summers enquanto ele dormia. Nem ela, nem o Professor Xavier conheciam o garoto ainda.

Classic X-Men vol. 1 #42

 Pouco depois de se juntarem à equipe, Jean e Scott se apaixonaram, mas ambos eram tímidos demais para confessar e Scott acabou se recusando a admitir até para si mesmo, que tinha sentimentos por Jean, com medo de se machucar ou que seus poderes fossem machucá-la. Scott também sentiu que não era páreo para seu companheiro de equipe rico, Warren Worthington III, a.k.a Anjo, que também estava interessado em Jean, mas ele não sabia que Jean não retribuía os sentimentos do amigo.

Após Jean oficialmente se formar no Instituto Xavier, seus pais a transferiram para o Metro College, para continuar seus estudos. Scott e os outros X-Men ficaram de coração partido, mas Jean continuou a ser uma X-Men parcialmente, e a mesma também sentia falta de ser uma super-heroína em tempo integral. Algum tempo depois, Jean foi capaz de retornar à equipe. Jean e Scott acabaram revelando sua paixão um pelo outro e começaram a sair.

Uncanny X-Men vol.1 #138

Mais tarde, perto do Natal, Jean, Xavier, Wolverine e Banshee foram sequestrados por sentinelas e levados a uma estação espacial. Scott junto com outros X-Men, foram ao resgate dos amigos. Após os X-Men derrotarem o cientista Steven Lang e os robôs Sentinelas, escaparam utilizando um ônibus espacial e passando por uma tempestade de radiação solar letal. A proteção da nave era precária, de modo que a cabine do piloto não possuía proteção o suficiente contra a radiação. Devido aos seus poderes, Jean se voluntariou para guiar a nave, usando seus poderes telecinéticos para bloquear a radiação e absorvendo os conhecimentos de condução da nave do Dr. Peter Corbeau. Porém, ela não conseguiu aguentar por tempo suficiente e, quando estava morrendo por conta da radiação, Jean foi salva pela entidade cósmica conhecida como Força Fênix. A Fênix levou a nave relativamente salva até a baía Jamaica, em Nova Iorque.

Uncanny X-Men vol.1 #100

Ao voltarem para a Terra, Jean estava mudada, que agora possuía a Força Fênix em si, uma das forças primordiais do universo. Adotou o nome de Fênix, tornando-se uma semideusa. Sem treinamento adequado para lidar com tanto poder, Jean passou a lutar contra a Fênix constantemente e conseguiu por um tempo, até que foi vítima do Mestre Mental, um mutante dotado de poderes de ilusão. O mestre acabou corrompendo a alma de Jean com suas ilusões, transformando-a em Rainha Negra do Círculo Interno do Clube do Inferno.

Uncanny X-Men vol.1 #133

Com seu lado negro e faminto, ela se transformou em Fênix Negra e tomou conta do corpo de Jean que, mesmo após de livrar do controle do Mestre Mental, com a ajuda de Scott e o elo psíquico que os dois mantém, cometeu atos terríveis, como a destruição do sistema solar de D’bari, que culminou na morte de cinco bilhões de seres. Graças à intervenção do Professor Xavier, Jean recuperou o controle de suas emoções por um breve tempo, em que Scott, chegou a pedir sua mão em casamento e ela aceitou.

Uncanny X-Men vol.1 #136

Mas devido aos seus atos, fora declarada uma ameaça pelo Império Shi’ar e junto com os X-Men, foi levada para julgamento. Em uma batalha para decidir seu destino, os X-Men foram levados a lutar com a Guarda Imperial Shi’ar, para salvar a vida de Jean. Os X-Men acabaram por serem derrotados, Jean ao perceber que a Fênix Negra estava retomando o controle e que o único jeito de controlar ela, seria lutando a cada segundo de cada dia, durante o resto de sua vida e que o pior poderia acontecer se ela perdesse o controle por um mero segundo, acabou cometendo suicídio, para evitar que ela voltasse a fazer mal.

Uncanny X-Men vol.1 – The Dark Phoenix Saga #137

Meses após o suicídio de Jean na lua, um casulo é encontrado no fundo da Baía Jamaica pelos Vingadores e dentro deste, residia o corpo de Jean Grey, que havia sido criado pela Fênix após o incidente no espaço, para que ela pudesse se recuperar da exposição à radiação. Sendo então, ela a verdadeira Jean Grey.

Após ser resgatada e “renascer das cinzas”, com seus poderes telepáticos perdidos, mas os telecinéticos mais fortes do que nunca, Jean se reuniu aos X-Men originais e fundou o X-Factor.

Nesse meio tempo em que se achava que Jean estava morta, Scott desolado pela morte da mesma, conhece Madelyne Pryor, uma jovem moça de aparência idêntica à de Jean e começou um relacionamento e casou-se com a mesma, tendo um filho Nathan Summers, tudo isso sem saber que Madelyne era na verdade um clone de Jean, criado pelo Senhor Sinistro, apesar da ausência de poderes mutantes. Quando Scott soube do retorno de Jean, ele imediatamente correu de volta para ela.

Madelyne após descobrir que não passava de um clone de Jean Grey, enlouqueceu, e adotou a identidade de Rainha dos Duendes. Madelyne então tenta abrir um portal entre a dimensão demoníaca do Limbo e a Terra, e tenta matar seu próprio filho. Porém, ela é impedida pela ação conjunta dos X-Men e X-Factor. Acaba travando um duelo psíquico com Jean, mas Madelyne acaba cometendo suicídio e Jean acaba sendo forçada a absorver a parte de si mesma que a Fênix havia concedido a Madelyne e no processo, acabou recebendo as memórias de Madelyne e da Fênix assim como suas personalidades.

Scott então pede Jean em casamento, mas está recusa, pois agora Jean carregava as memórias dos pedidos de casamento anteriores de Scott para Fênix e Madelyne, e ela precisava de tempo para ter certeza de que o relacionamento deles era uma decisão sua e não uma influência dessas memórias. É quando também Scott e Jean finalmente descobrem que Rachel é na verdade a filha adulta deles de um futuro alternativo.

X-Factor #59

O filho deles Nathan, acaba sendo infectado por um vírus tecno-orgânico por Apocalipse e acabam tendo que enviar ele para o futuro para que seja curado e treinado. Mais tarde, eles conheceram o mutante Cable e descobriram que ele é na verdade Nathan, agora adulto, vindo do futuro.

Finalmente no dia de Ação de Graças, Jean é quem pede Scott em casamento.

Uncanny X-Men #308

A cerimônia ocorre em 15 de Junho de 1994, no próprio Instituto Xavier, junto com os outros X-Men.

X-Men vol. 2 #30

Durante sua lua de mel nas praias de São Bart, as consciências de Jean e Scott foram enviadas 2000 anos no futuro por uma Rachel idosa, para poderem criar seu filho Nathan, sob os pseudônimos de Redd e Slym Dayspring e o fazem pelo período de 12 anos e então são enviados novamente para o presente, onde se reúnem com Cable.

Após Jean e Scott serem deixados como líderes dos X-Men e co-diretores da escola, Jean acabou descobrindo que o poderoso adolescente mutante perdido no tempo conhecido como Nate Grey, era seu filho com Scott de uma realidade alternativa, sendo ele uma versão mais nova de Cable.

Passado um tempo, Scott começa a ficar preocupado quando Jean começa a usar o mesmo traje que sua cópia da Fênix havia usado. Jean acabou manifestando as chamas da Fênix durante um treinamento e Scott começou a se preocupar que a Fênix havia retornado, antes de Jean perder seus poderes psíquicos como resultado da Guerra Psíquica. Como nenhum dos dois estava em seu auge, o casal permaneceu afastado dos X-Men por um tempo e a questão do retorno da Força Fênix foi deixada de lado temporariamente.

Depois de retornarem para os X-Men, eles acabaram enfrentando Apocalipse e numa tentativa de salvar Nate, Scott acabou se fundindo com o vilão, que como consequência acabou criando uma nova entidade maligna. Jean conseguiu detectar a psique de Scott dentro de Apocalipse e impediu que os X-Men o destruírem, mas Scott foi dado como morto pela maioria dos X-Men, exceto Jean e Cable, que não desistiram e mais tarde, ao investigarem os rumores de que Scott estaria vivo, ao lutarem novamente contra Apocalipse, Jean e Cable foram capazes de trazer Scott de volta de sua fusão com Apocalipse.

Mas sua fusão com Apocalipse teve consequências e fez com que Scott acabasse desenvolvendo uma personalidade mais sombria e séria, o que acabou afetando seus relacionamentos e seu casamento.

Então Jean voltou a ter manifestações da Força Fênix e essa então começou a aparecer como uma outra personalidade dentro de Jean. Mais tarde o X-Man Xorn acabou se revelando como um traidor, o qual afirmava ser Magneto. Após ser presa no Asteroide M, juntamente com Wolverine, à deriva próximo ao Sol, a pedido de Jean, Wolverine tentou matá-la, para evitar que ela morresse de uma forma lenta e dolorosa, mas acabou despertando a Força Fênix dentro dela. De volta a Terra agora com seus magníficos poderes, a Fênix/Jean enfrentou “Magneto”. Em um último ato, Xorn acabou por proferir um pulso eletromagnético em Jean, que a fez sofrer um derrame de enorme proporção e enquanto ela estava morrendo, Scott a tomou em seus braços e pediu desculpas por machucá-la, mas Jean disse a ele que ela entendia e que ela sempre acabava por morrer em seus braços.

New X-Men #150

Devastado pela morte da esposa mais uma vez, a vontade de Scott era de deixar os X-Men e seguir seu caminho sozinho, mas inconscientemente, Jean telepaticamente o fez voltar atrás em sua decisão e permanecer na escola e iniciar um relacionamento com Emma Frost, pois caso Scott deixasse os X-Men, um futuro sombrio e devastador aconteceria.

Anos mais tarde, a Força Fênix renasceu e após ser atacada por uma nave dos Shi’ar, ficou desorientada e saiu a procura de Jean Grey na Terra, mas esta não sabia que ela estava morta, então a ressuscitou, mas ela voltou como a Fênix Negra.

X-Men: Phoenix – Endsong #01

Jean lutou para retomar o controle e tentou falar com a Fênix, no intuito de acalmá-la, que o motivo de ela estar confusa era porque ela estava incompleta e que ela iria entender quando estivesse completa na Sala Incandescente, revelando que a “fome” que a Fênix estava sentindo era devido ao anseio de Jean para estar com Scott e de se sentir amada novamente, e como a Fênix e Jean agora eram uma, ela procurou saciar esse desejo.

Scott então com um plano em mente, conseguiu chamar a atenção dela e com a ajuda de Emma e as Irmãs Cuckoos, conectou telepaticamente todos os X-Men e qualquer um que já houvesse amado Jean, transferindo seu amor para ela e a Fênix estava finalmente satisfeita com isso.

E então com a ajuda dos X-Men, derrotou a nave Shi’ar e se tornou a Fênix Branca e retornou a Sala Incandescente para encontrar os fragmentos perdidos da Força Fênix.

X-Men: Phoenix – Endsong #04

Mesmo após tantos anos morta, Scott nunca deixou de amar Jean e de relembrar que ela foi e sempre será o grande amor de sua vida.

Já em 2016 após ir até Genosha em missão com outros mutantes, Scott acabou sendo infectado pela Névoas Terrígenas que cercavam o lugar, que davam vida aos Inumanos e veio a falecer, mas muitos vieram a crer que ele morreu em combate com os Inumanos, devido a uma projeção telepática feita por Emma.

Em 2017, depois de 14 anos morta nas HQs, Jean Grey voltou a vida, sendo trazida novamente pela Força Fênix, mas Jean a recusou desta vez, mas antes disso, em uma tentativa de convencer Jean a se juntar novamente a ela, a Fênix ressuscitou seu marido, Scott, o que levou a um reencontro marcante para os dois.

Phoenix Resurrection: The Return of Jean Grey #05

 Mas Jean sabia que isto era apenas uma forma da Fênix de coagi-la, Scott então tornou a morrer, nos braços da esposa, em um momento que coincide com a morte da ruiva em 2003, que morreu em seus braços.

Mas algum tempo depois, em 2018, Scott também retornou a vida definitivamente, graças ao Kid Cable e um fragmento da Força Fênix. Jean acabou presa junto com vários outros mutantes em Age of X-Man, um mundo alternativo criado por Nate Grey e Scott no mundo real, antes de poderem se reencontrar. Scott pensa que todos, incluindo Jean, que sumiram neste dia, morreram.

Mas em 2019, quando tudo parecia estar perdido para os que permaneceram no mundo real, quem estava preso em Age of X-Men retorna e o casal se reencontra novamente, dessa vez sem mortes ou manipulações.

Uncanny X-Men vol. 5 #22

Agora só nos resta esperar o que o futuro irá trazer para os dois.