“Humanos do planeta Terra. Enquanto vocês dormiam, o mundo mudava.”

– Professor Xavier

 

Esta review foi feita em colaboração com a página Jean Grey Brazil e Herley Alder.

 

*ATENÇÃO: ESSA REVIEW CONTÉM SPOILERS DE HOUSE OF X #1*

 

A nova era dos X-Men acabou de começar, que traz Jonathan Hickman (Quarteto Fantástico, Vingadores) para as páginas da história do mundo mutante. Só que desta vez, Hickman afirmou, que tudo neste mundo mudaria para sempre e que os X-Men, voltariam para seu lugar de importância na Marvel. Com o lançamento da primeira edição de House of X, muitas dúvidas ainda estão no ar, então iremos rever os fatos como bons X-Fans, que nos foi entregue nesta primeira edição.

A primeira edição traz um novo mundo dos mutantes, criado por ninguém menos que o Professor Charles Xavier, o criador dos X-Men, em conjunto com Krakoa, que é uma ilha viva por si só, um ecossistema consciente, apto a comandar toda a matéria presente em sua estrutura, moldando-a como bem entender.

O Professor Xavier traz um plano mestre para enfim permitir que os mutantes saiam da sombra da humanidade para luz, que tem início seis meses antes, através da compra silenciosa da sétima maior empresa farmacêutica do mundo. Após um mês, vemos os X-Men espalhados ao redor do mundo, a Lua e Marte, nos mais diversos locais, onde cultivam um tipo específico de flor de Krakoa.

Sabemos que também há uma proposta feita pelo Professor Xavier aos humanos, mas ainda não temos conhecimento de tudo o que abrange essa oferta. Por enquanto sabemos a finalidade de cada remédio/droga originária dessas flores e que podem abalar o setor financeiro do mundo graças as suas proezas. entenda mais sobre essas novas drogas:

AS FLORES DE KRAKOA

A ilha mutante de Krakoa não é apenas a casa de mutantes e a sede do seu estado-nação, é também o único produtor conhecido do principal recurso econômico da nação mutante: As flores de Krakoa.

PARA HUMANOS:

DROGA HUMANA L: Mecanismo de entrega:

Fabricado /

pílula sintetizada.

Esta flor produz uma droga que prolonga a vida de um ser humano por cinco anos.

DROGA HUMANA I: Mecanismo de entrega:

Fabricado /

pílula sintetizada.

Esta flor produz um antibiótico adaptativo e universal. Um super medicamento para humanos.

DROGA HUMANA M: Mecanismo de entrega:

Fabricado /

pílula sintetizada.

Esta flor produz uma droga que cura doenças da mente (em humanos).

PARA MUTANTES:

PORTAIS: Mecanismo de entrega:

Flor

Esta flor cresce um portal. Um caminho de onde um é plantado em seu portal gêmeo em Krakoa.

HABITAT: Mecanismo de entrega:

Flor

Esta flor produz um habitat. Um habitat é um ambiente autossustentável – um bioma – que faz parte da consciência interconectada de Krakoa.

SEM-LUGAR: Mecanismo de entrega:

Flor

Esta flor não natural produz um habitat que existe fora da consciência coletiva de Krakoa. Um lugar dentro do ecossistema da ilha que Krakoa não sabe que existe. Um tumor Krakoa.

Somente os países que reconhecerem a nação mutante de Krakoa (localizada próxima a Austrália e Nova Zelândia) ganharão acesso a tais medicamentos específicos.

Está flor que ao se desenvolver, também transforma o local em um habitat conectado por meio de um portal a ilha de Krakoa. Os portais possuem um sistema de escaneamento criado por Cifra/Warlock, que com ajuda de Sábia, averigua cada um que deseja passar pelo portal, sendo aceito apenas mutantes, e, em raros casos, humanos (se autorizados e acompanhados por um mutante). A nação de Krakoa se estabiliza depois de mais 3 meses, tendo inclusive desenvolvido uma nova língua (de códigos) que é incapaz de ser entendida por humanos, apenas mutantes, que recebem esse conhecimento através da telepatia assim que chegam, além de também terem planos de estabelecer sua própria cultura.

Também somos apresentados a um mapa do que parece ser a ilha principal de Krakoa, localizada no Pacífico.

  1. Casa do X
  2. Casa do M
  3. Arbor Magna
  4. Arena
  5. Akademos Habitat
  6. Trânsito
  7. O Oráculo
  8. O Bosque
  9. O Berço
  10. O Reservatório
  11. A Caça Selvagem
  12. Carrossel

Entretanto, membros da A.I.M., S.H.I.E.L.D., S.T.R.I.K.E., S.W.O.R.D., TROPA ALFA, H.A.M.M.E.R., A.R.M.O.R., HYDRA fundaram a cerca de dois anos uma organização chamada Orchis que além de acompanhar as atividades dos mutantes a pelo menos 2 anos, atua com um protocolo apocalíptico contra eles. Embora estivessem convencidos de que os mutantes estavam à beira da extinção, recentemente Orchis foi surpreendida com a reaparição em grande escala dos mutantes. Eles então começam a trabalhar na criação de um novo Molde Mestre (responsável pela criação dos sentinelas) ao concluírem que devido a esse crescimento constante, os mutantes serão a espécie dominante em aproximadamente 20 anos. Acompanhada da Doutora Gregor, na estação espacial onde se encontra o Molde Mestre, está Karina Shapandar, uma Sentinela Ômega. (Sentinelas Ômegas são humanos que foram transformados em sentinelas durante a Operação Tolerância Zero. Eles eram humanos normais, mas se em contato com mutantes se ativavam). Veja os detalhes: 

PROTOCOLO ORCHIS

Estabelecimento inicial de rede de juízo final com base em pesquisas evolutivas sobre o nível de extinção da densidade populacional do Homo sapiens superior. [Veja: “O problema de Cro-Magnon” pela Doutora Alia Gregor.] *

Recrutamento de ativos em organizações estratégicas [A.I.M., S.H.I.E.L.D., S.T.R.I.K.E., S.W.O.R.D., TROPA ALFA, H.A.M.M.E.R., A.R.M.O.R., HYDRA], bem como financiamento de orçamentos negros e outras considerações financeiras centradas no ser humano.

Absorção e adaptação de vários ativos organizacionais na infraestrutura da próxima geração: CONSTRUIR PARA O FIM DO MUNDO.

Operação sob a premissa de que existem três áreas de preocupação [População, Financeiro, Territorial,] Orchis ativos estabelecidos programas de vigilância para observar – indetectada – influência mutante. 

DOIS ANOS ATRÁS: >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> A OBSERVAÇÃO COMEÇA

UM ANO ATRÁS: Alerta a População: Instâncias de ativação de X-Gene aumentaram juntamente com o ressurgimento de mutantes estabelecidos como tipo alfa, há muito observados como ativos na causa mutante.

SEIS MESES ATRÁS: Alerta Financeiro: Longamente observadas empresas de fachada de propriedade integral do ativista mutante, Charles Xavier, silenciosamente compraram a sétima maior empresa farmacêutica do mundo e recentemente anunciaram três novas drogas, que estão prontas para desestabilizar a indústria e se espalhar pelo setor financeiro global.

DOIS MESES ATRÁS: Alerta Territorial: A nação mutante de Krakoa estabelecida.

A OBSERVAÇÃO TERMINA: >>>>>>>>>>>>>>>> PROTOCOLO ORCHIS PROMULGADO

* RE: “O problema de Cro-Magnon” pela Doutora Alia Gregor começou como pesquisa humanitária sobre o repovoamento mutante após o genocídio de Genosha, que resultou na morte de mais de dezesseis milhões de mutantes.

Doutora Gregor postulou que, desprezando os melhores esforços, o mutante não seria capaz de repovoar a um número significativo o suficiente para se tornar a espécie dominante do Homo sapiens na Terra devido a fatores como avanços científicos ambientais, tecnológicos e específicos em engenharia genética e inteligência artificial. O que ela encontrou desmentiu sua teoria.

Não apenas os mutantes foram repovoados/reapareceram em uma taxa mais alta do que o esperado, mas uma análise de regressão dos padrões anteriores de mutantes revelou que, se não fosse por Genosha, os mutantes teriam se tornado a espécie dominante na Terra dentro de dez anos devido a variáveis biológicas e culturais mutantes positivas em cascata.

O que Genosha comprou à humanidade foi o tempo que eles não sabiam que não tinham. A nova linha do tempo da doutora Gregor sugere que a humanidade tem só mais vinte anos.

Os embaixadores de cada país visitam o habitat de Jerusalém para se posicionarem diante da proposta. Enquanto alguns se demonstram positivos a proposta, outros negam, mas em meio a eles, há um agente da S.T.R.Y.K.E.R e um ex-agente da S.H.I.E.L.D infiltrados, os quais não só veem os portais espalhados em seus países como um caminho fácil para se adentrar e iniciar uma guerra, além de comparecerem ao encontro armados e treinados para resistir a telepatas. Contudo, o plano de ambos falha, já que Magneto e as Cuckoos não os levem a ilha principal, suas mentes são invadidas e suas identidades descobertas, tendo suas armas desmontadas por Magneto, que manda-os voltar e avisar a quem os enviou que agora eles possuem novos deuses (no caso, os mutantes em geral).

Enquanto isto Dentes de Sabre, Mística e Groxo invadem uma instalação da entidade de Controle de Danos onde se encontram avançados projetos e materiais desmontados criados ou adquiridos por Reed Richards e Tony Stark. Eles procuram os arquivos e copiam os que desejam, mas ao tentarem fugir, são surpreendidos com a chegada do Quarteto Fantástico, que por sua vez só consegue capturar Dentes de Sabre. Entenda mais sobre a instalação de Controle de Danos:

CONTROLE DE DANOS

Embora essa entidade corporativa sirva tradicionalmente em quarentena ou capacidade de reparo / reconstrução, a Controle de Danos também opera como unidade arquivística de maquinaria e tecnologia meta-humana contestada pelo governo que pertence a indivíduos desaparecidos, incapacitados ou falecidos, em que não existe uma cadeia clara de custódia ou os itens em questão representam uma ameaça existencial para os Estados Unidos.

O estoque atual na instalação de Armazenamento Contestado de Controle de Danos é composto quase exclusivamente de esquemas avançados e material desmontado criado ou controlado por Reed Richards [Senhor Fantástico] e Tony Stark [Homem de Ferro]. *

* No passado recente, tanto Stark quanto Richards fizeram grandes esforços para garantir que sua tecnologia não caísse nas mãos de entidades como o Controle de Danos. Mas a sua avenida normal de evasão – deixando o controle de sua propriedade intelectual entre si – fracassou quando Reed Richards sumiu por um período prolongado de tempo e Stark foi dado como morto.

Os direitos a todo o material estão sendo confirmados.

Após a captura de Dentes de Sabre, Ciclope aparece cordialmente e questiona se pode leva-lo de volta para Krakoa, mas Reed não só se opõe como também critica as ações e planos de Charles, sendo assim, Ciclope critica os humanos por tê-los perseguido sua vida toda, os condenarem por anos e por acharem que eles iriam aceitar essa situação de cabeça baixa eternamente, deixando o convite de que Franklin, o filho de Reed e Sue, é bem-vindo a Krakoa quando estiver pronto, pouco antes de atravessar novamente o portal para Krakoa, deixando Dentes de Sabres nas mãos do Quarteto Fantástico.

Fomos apresentados também nesta edição, a nova classificação de Mutante Nível Ômega (que você pode conferir em detalhes aqui), que antigamente não possuía uma regra especifica, se algum escritor, durante seu tempo de criação, quisesse classificar algum mutante como nível ômega, ele tinha total liberdade para isto. Mas agora, somente aqueles mutantes que seu poder atinge limites indefiníveis, que possuem total capacidade sobre determinado poder e de não existir a chance deste seu poder ser ultrapassado, ele então é considerado ômega.

Algumas pessoas sentiram falta de alguns mutantes na lista dos que agora são classificados como ômegas, mas agora com a classificação, isso muda e aqui estão alguns exemplos:

Emma Frost

Ela era considerada uma mutante nível ômega, mas seus poderes consistem em telepatia e forma de diamante. Como Jean Grey é a mutante que domina a telepatia, Emma já não faz mais parte desta classificação.

Vampira

Muitos acham que ela deveria estar na lista, mas diferente de Hope Summers, que possui total controle na manipulação de poder desde sempre e sem nunca ter de usar de algum artificio para controlar este poder, Vampira não pode ser classificada como ômega.

Nate Grey

Ele é o único mutante que ultrapassa o nível ômega, sendo seu poder superior a isto. E como a lista somente é de ômegas, é natural sua ausência.

Uncanny vol. 5 #04

Confira a lista completa (até agora):

NOME >>>>>>>>>>>>>>>>> CODINOME >>>>>>>>>>>>>>>>> PODER ÔMEGA

Jamie Braddock (Monarca) >> Manipulação da Realidade (Quântico)

Robert Drake (Homem de Gelo) >> Manipulação de Temperatura (Negativa)

Joshua Foley (Elixir) >> Biokinesis

Jean Grey (Garota Marvel) >> Telepatia

David Haller (Legião) >> Manifestação de Poder

Erik Lehnsherr (Magneto) >> Magnetismo

Kevin MacTaggert (Proteus) >> Manipulação da Realidade (Psiônica)

Absalon Mercator (Mister M) >> Manipulação da Matéria

Ororo Munroe (Tempestade) >> Manipulação do Tempo

Bennet du Paris (Exodus) >> Telecinese

Quentin Quire (Kid Omega) >> Telepatia

Franklin Richards (Powerhouse) >> Manipulação da Realidade (Universal)

Gabriel Summers (Vulcano) >> Manipulação da Energia

Hope Summers (Hope) >> Manipulação de Poder

Para finalizar, uma teoria: Já nas primeiras páginas temos Charles Xavier que se encontra próximo a uma árvore contendo vários casulos, de onde saem alguns mutantes (alguns fãs alegaram ser Vulcano e Lupina, outros afirmam que são clones de Scott e Jean), devido a isso, se supõe que talvez se tratem de mutantes que foram mortos que estariam sendo revividos, já que Esme e Sophie também aparecem vivas nessa edição. Isso também explicaria o crescimento mutante mencionado acima, mas por enquanto trata-se apenas de uma teoria.

O que acharam de House of X #1? O que será que Powers of X nos trará?