Após uma série de filmes de Transformers que geraram bastante lucro mas não agradou os fãs em questão de qualidade ou sentido também em relação a trama, a Paramount e a Hasbro estão decidindo avançar com uma reformulação da franquia, sendo isto um novo filme principal e uma sequência para o derivado de Bumblebee.

Segundo o Hollywood Reporter e o Deadline, o estúdio está desenvolvendo estes dois novos filmes, com Joby Harold, que co-escreveu Army of the Dead (próximo filme de Zack Snyder, para a Netflix), e James Vanderbilt, que escreveu Zodíaco (2007). Harold possui outros créditos como escritor em Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017), e também em John Wick: Capítulo 2 (2017) e John Wick 3: Parabellum (2019). Vanderbilt foi creditado pelo roteiro de Mistério no Mediterrâneo (2019), da Netflix estrelando Adam Sandler e Jennifer Aniston, e co-escreveu os filmes de Homem-Aranha de Andrew Garfield.

O Deadline diz que, o novo filme que Vanderbilt está trabalhando é baseado em Beast Wars, focado em robôs que se transformam em animais robóticos como Cheetor (Cheetah) (que na animação original é dublado por Ian James Corlett), Optimus Primal (Gorilla), Rhinox (Rhinoceros) (voz de Richard Newman) e muito mais. Ele vem trabalhando neste derivado desde abril do ano passado.

O site afirma que ambos os novos longas apresentarão um elenco completamente novo.

Bumblebee conseguiu um total mundial de US$ 467 milhões, enquanto o último filme de Transformers, O Último Cavaleiro, faturou US$ 605 milhões no mundo todo.

Nenhum dos dois projetos tem algum diretor ligado ou confirmado. Data de estreia também não foram reveladas.