Em outubro de 2019 a CW confirmou em comunicado que uma série derivada de The 100 estava acontecendo, e, embora isso tenha sido há dois anos atrás, tivemos pequenas atualizações sobre seu status em janeiro e em maio de 2020.

Mas, o CEO da emissora, Mark Pedowitz disse que o projeto em si não está morto de qualquer maneira (via Deadline).

Ainda há discussões em andamento – não está encerrado de qualquer maneira, forma ou jeito”, disse ele esta semana em um Upfront da CW. ”As conversas ainda estão acontecendo.

O cenário para que essa série acontecesse seria com exibição programada para a CW e a HBO Max de forma conjunta, e até então esta continua sendo a ideia até agora.

O derivado prelúdio, ainda sem título oficial, teve início com um episódio ”backdoor” na sétima e última temporada de The 100 que foi ao ar no ano passado. Ela está em desenvolvimento pelo showrunner e produtor Jason Rothenberg e foca em uma história que se apssa 97 anos antes dos eventos originais e tem-se início com o fim do mundo – apocalipse nuclear que extermina a maior parte da população humana da Terra – e acompanha alguns sobreviventes no solo enquanto eles aprendem a lidar com um mundo perigoso enquanto lutavam para criar uma sociedade nova e melhor a partir das cinzas que vieram antes.

Iola Evans (Carnival Row), Adain Bradley (Riverdale) e Leo Howard (Why Women Kill, Legacies) estiveram presente naquele episódio.

The 100 chegou ao seu fim em setembro do ano passado.