Antes de começarmos está review, quero deixar claro que esse texto traz a opinião de quem vos escreve, tentando ser o mais imparcial possível através das informações coletadas. Apenas uma análise de alguns fatores que foram trazidos até mim em algumas conversas que tive referente ao assunto (dentro das HQs e em particular a estes personagens) e de que isso não é um texto em prol de Jean e Scott ou Scott e Emma ou Jean e Logan, etc., mas sim uma análise.

Desde o lançamento de House of X e Powers of X, surgiram algumas especulações de que entre Jean, Scott, Emma e Logan poderia rolar um trisal, entre três destes personagens ou até mesmo um quarteto (ou seja, um relacionamento poligâmico), pelos seguintes fatores nas HQs recentemente publicadas:

  • FAZER MAIS MUTANTES;
  • DINÂMICA DE QUARTOS;
  • SEGREDOS DO SINISTRO e
  • FESTA DE KRAKOA.

O famoso Krakoe-se. Eu não sei se eu sou muito literal, mas um relacionamento entre eles todos parece um pouco absurdo e talvez até estranho e aqui eu estarei apresentado o porquê – na minha opinião, que não é universal. Vamos analisar acontecimentos recentes e um pouco da história dos personagens:

FAZER MAIS MUTANTES

House of X #06 (2019)

“Precisamos fazer mais mutantes.”

Automaticamente muita gente depois dessa fala do Noturno em House of X #06, assumiu que seria o bom e velho jeito de se fazer pessoas/mutantes, ou seja, pegação pra tudo quanto é lado.

Só que ao mesmo tempo fomos apresentados ao novo método de se fazer mutantes, através dos Cinco (Hope, Bolas Douradas, Proteus, Elixir e Tempus).

House of X #05 (2019)

Quem tem acompanhado as novas HQs de X-Men, já viu que o “precisamos fazer mais mutantes” está sendo literalmente desta forma.

X-Force #03 (2019

DINÂMICA DE QUARTOS

X-Men #01 (2019)

Em X-Men #01 somos apresentados ao mapa da Casa Summers (ou Mansão Verão) na área azul da Lua. A família Grey-Summers + Wolverine tem sua própria casa agora e existe um fator sobre ela. Jean, Scott e Logan possuem quartos próximos uns aos outros, ficando Jean entre eles, e que especificamente no quarto deles, existe uma “passagem” que permite que os quartos se conectem.

Novamente, acho que devo interpretar as coisas muito literalmente, pois a primeira coisa que pensei quando vi foi: estratégia (visto que abaixo do andar dos dormitórios ainda existem mais 2 andares, onde estão: hangar, bifurcação, bioma sublunar, piscina e portal de acesso). Estratégia que é um fator importante em anos de HQs de X-Men, mas muitos levaram essa informação pro lado mais carnal.

SEGREDOS DO SINISTRO

Powers of X #04 (2019)

Em Powers of X #04, alguns segredos do Sr. Sinistro são revelados e um veio à tona referente ao assunto:

Segredo Sinistro #5

“Ele é o melhor no que faz. Ela é casada e tem um filho. O marido sabe exatamente o que está acontecendo, mas quem é ele para apontar o dedo? Ele já fez o mesmo e até pior. Talvez este seja o novo normal na ilha mutante.”

Wolverine é conhecido como O melhor naquilo que faz, isso é fato. Mas sobre o restante do segredo, pode haver controvérsias. Em uma entrevista com alguns escritores, foi dito que, devido ao fato de Jean e Scott terem morridos – mesmo que em tempos diferentes – isso automaticamente anula o casamento deles e ambos possuem três filhos (Rachel, Cable e Nate). Apesar do retorno de ambos, até o momento, não sabemos se Jean e Scott continuam a ser um casal ou não.

FESTA DE KRAKOA

House of X #06 (2019)

Após todos os acontecimentos de HoX e PoX, os X-Men festejam sua nova Era. Na festa, todos brindam e Jean em um ato de “trégua”, leva uma cerveja para Emma, mas as duas nem se encaram.

Em uma nova Era onde Xavier e Apocalipse apertaram as mãos e decidiram se juntar, considero normal tréguas serem feitas, em prol do futuro que agora eles estão buscando construir, mas novamente algumas pessoas interpretaram isso como “algo mais” entre elas.

HISTÓRIA DOS PERSONAGENS

Agora vamos a história dos personagens, mas antes um detalhe que considero importante. Venho acompanhando muitas entrevistas de Jonathan Hickman, que é a cabeça por trás dessa nova era. E em uma delas, me recordo dele dizer, que apesar de estar mudando muitas coisas na história dos X-Men, de que ele respeita a história criada por outros escritores ao longo dos anos, sendo assim, acho que assim como ele, não podemos esquecer a história destes quatro personagens, que pra resumir em uma única palavra, foi conturbada.

Vamos começar por Logan e Scott, que durante anos a fio, brigaram verbal e fisicamente pelo amor de Jean, apesar de Jean no máximo ter dado uns beijos no Logan. Muitos anos depois Scott e Logan admitiram que admiram um ao outro no campo de batalha, mas é isso, se a oportunidade surgir, eles podem vir a brigar de novo.

Cisma #04 (of 5) (2011)

A história já é mais complicada entre Jean, Scott e Emma.

Não vamos argumentar sobre quem é melhor com quem, mas sim a história que envolve os três, então vamos relembrar alguns momentos tensos envolvendo-os:

Emma junto com o Clube do Inferno “sequestra e aprisiona” Jean no intuito de usá-la para seus próprios objetivos (o que deu início a todo o pandemônio da Fênix Negra).

Uncanny X-Men vol. 1 – A Saga da Fênix #131 (1979)

Jean e Scott com problemas no casamento, depois que Ciclope foi possuído por En Sabah Nur, Emma acaba se aproveitando da situação.

New X-Men #138 – 139 (2003)

Jean quase destroça a mente da Rainha Branca quando descobre o affair psíquico.

New X-Men #139 (2003)

Emma se fantasiando de Fênix para chamar a atenção de Scott.

New X-Men #138 (2003)

Mesmo depois dela morta.

Astonishing X-Men vol.3 #13 (2004)

E por favor, não podemos esquecer que a razão de Scott permanecer ao lado de Emma e iniciar um relacionamento com ela, foi porque Jean – após ver o futuro devastador que iria se criar, caso Scott deixasse os X-Men após sua morte – alterou sua mente e o fez voltar atrás e ficar com ela.

Nem X-Men #154 (2004)

Isso é fato, reiterando, não é um argumento de quem deve ficar com quem, ambas foram boas e más para Scott e vice-versa.

Uma história longa e um tanto complicada a meu ver, que me faz pensar, onde um relacionamento entre eles daria certo? Uma trégua para juntos poderem transformar o mundo? Ok! Mas iniciar um relacionamento? Ehhh… E por mais que Hickman esteja reformulando este mundo, ele deixou bem claro, que mesmo aqueles que são ressuscitados, eles permanecem os mesmos, com suas memórias, histórias, personalidades e características (vide Scott, que mesmo após a ressurreição, manteve seu problema de não poder controlar suas rajadas ópticas e Logan, o adamantium).

Por mais que eles sejam apenas personagens fictícios, particularmente, é difícil imaginar estes quatro personagens em particular, que possuem uma história cheia de reviravoltas, se engajarem em um relacionamento poligâmico entre eles. Talvez até um pouco desrespeitoso – não só com os fãs que acompanharam tudo isso, mas com os escritores também – em simplesmente passar uma borracha em tudo isso e fingir (porque como dito antes, suas memórias estão intactas) que nada aconteceu.

Um último fator que devemos considerar é: Classificação Indicativa.

Atualmente as HQs de X-Men possuem a Classificação Indicativa 13+, e a poligamia não é um assunto considerado tão “normal” de ser abordado assim, visto que ainda temos problemas com abordagens LGBTQ+ (vide a censura na Bienal do Rio de Janeiro, que acabou virando notícia internacional). Com essa classificação, a poligamia, pode ser um assunto um pouco ousado mas também um pouco arriscado de ser abordado.

Quem gostar da ideia, isso é particular de cada um e não a nada de errado, afinal, foi a partir daí que o mundo das fanfictions foi criado, ideias de fãs, mas será que essa mudança serviria para a história original?

Qual a sua opinião? Gostaria que os escritores investissem nisso ou, que não tem muito a ver com os personagens em questão? Existe sempre a possibilidade do tema ser abordado com outros personagens também.

Colaboração Herley Alder.